Quem somos
ORGÃOS SOCIAIS
MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
PRESIDENTE

Carlos Reis
VICE-PRESIDENTE

João Osório
SECRETÁRIO

José Martinho
DIREÇÃO
PRESIDENTE

João Peres de Seixas
PRESIDENTE ADJUNTO

António Duarte
PRESIDENTE ADJUNTO

Jorge Rocha
VP - PATRIMÓNIO

Edgar Morais
VP - CULTURAL

Carlos Martins
VP - FINANCEIRO

António Piedade
VP - ADMINIST.

Pedro Duarte
VP - DESPORTIVO

Bruno Catambas
VP - IMAGEM E MRKT

Samuel Cruz
CONSELHO FISCAL E DISCIPLINA
PRESIDENTE

Francisco Massano
VICE-PRESIDENTE

Rui Rolo
SECRETÁRIA

Susana Epifânio
O CONTEXTO HISTÓRICO E O MOMENTO DA FUNDAÇÃO
Há mais de oitenta anos alguns estudantes da Amadora receberam dos seus colegas de Sintra um convite para a realização de um desafio de hóquei em patins. Sentindo a necessidade de dar um nome ao conjunto e merecendo o acordo de todos eles nasceu a designação de ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA AMADORA.
Fizeram parte dessa equipa, Couto Viana, Vítor Correia, José Manuel Carreira, João Santos Matos e José André da Silva. Desse desafio ficou a ideia de continuidade do grupo e, se possível, dele nascer um Clube de estudantes mantendo o nome de ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA AMADORA. Assim, no ano de 1940, organizaram um baile na sede do Grupo Columbófilo. A receita líquida desse baile foi aplicada na compra de impressos diversos para a fundação do Clube. Dada a falta de instalações aqueles jovens propuseram à Direção do Grupo Columbófilo a integração como secção desportiva daquele. A solução encontrada permitiu que a ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA AMADORA iniciasse a sua existência em 1940. A primeira equipa que a representou foi a de Basquetebol, modalidade em que conquistou o primeiro Troféu num jogo com o Sporting Club da Falagueira. Ao fim de 2 anos o belo sonho passou a realidade e, oficialmente, foi fundada em 26 de Janeiro de 1942 a ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA AMADORA.A primeira reunião oficial da Direção realizou-se em 5 de Fevereiro de 1942 e foi decidido criar as seguintes secções desportivas: Atletismo, Basquetebol, Hóquei em Patins, Ténis de Mesa, Rugby e Voleibol.
A ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA AMADORA foi reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública, conforme despacho publicado no Diário da República de 25 de Novembro de 1981.
Missão
A nossa missão define o propósito fundamental da existência da Académica da Amadora.
- Pretendemos ser reconhecidos como uma associação que fomenta o desenvolvimento da comunidade através do desporto;
- Divulgar e difundir valores históricos e culturais nas suas diferentes vertentes;
- Promover atividades de âmbito cultural e lúdico;
- Fomentar a inclusão de todos os indivíduos na prática desportiva;
- Combater a discriminação e promover a igualdade de oportunidade;
- Promover o respeito para com todos os intervenientes desportivos.
Visão
Na Académica da Amadora, a visão é o farol que nos guia. Sem visão não há rumo, nem há ventos favoráveis para quem navega sem objetivos. Seremos uma associação desportiva de referência na formação de jovens preparando-os para os desafios presentes e futuros, não descurando também a componente competitiva, defendendo sempre os valores da ética, do respeito e da inclusão. Seremos reconhecidos pelo impacto positivo que geramos na sociedade através do desporto e das restantes atividades que promovemos. Pretendemos estimular a saúde e o bem-estar físico e mental, o desenvolvimento de capacidades sociais e trabalho em equipa incentivando a uma melhor cidadania.
Valores
- Ética
- Respeito
- Honestidade
- Integridade
- Dedicação
- Competitividade
- Inclusão
- Solidariedade
- EXCELÊNCIA